Vazamento de esgoto e danos ambientais ao córrego saia velha.

img

"Filosão" nem bem foi inaugurado e seus impactos de vizinhança já começam a aparecer.

Vizinhos localizados abaixo do Residencial Filomeu da Cruz Veira (Filosão), se queixam de um vazamento de esgoto que transborda 24 hs dentro do Córrego Saia Velha. Esse vazamento descarrega no córrego grande quantidade de lixo vindos da rede de esgoto dos 768 apartamentos do empreendimento, como: camisinhas, absorventes, sacos plásticos, panos, papel e outros. Causa ainda contaminação da água com alteração da cor e forte odor. 

Segundo vizinhos afetados o transbordamento do esgoto acontece por mau dimensionamento da tubulação (muito fina), causa entupimento e mostra ser incapaz de atender a quantidade de moradores do empreendimento.

É importante ressaltar que este córrego tem importante contribuição ecológica e turística para cidade de Caldas Novas. O local de transbordamento do esgoto encontra-se no trecho inicial do córrego (ainda limpo), com aproximadamente 800 m de afastamento de sua nascente (Serra de Caldas) e distando 3,5 km do complexo turístico da cidade. Possui também importante funcão no ecossistema daquela região, por se tratar de um corredor ecológico para diversas espécies como: peixes, lagartos, macacos, pássaros diversos, jacaré, tamanduá, e outros. 

Caldas Novas-GO, 18 de Março de 2018.

Deixe um comentário