Caldas Novas e sua relação com a Água

img

Dia 22 de Março dia Mundial da Água

Conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas se orgulha de possuir outras riquezas naturais como o Lago Corumbá e o Parque Estadual Serra de Caldas, o que torna uma referência no turismo nacional.

Com toda esta peculiaridade ambiental uma relação chama bastante atenção, tanto pela sua abundância quanto pela sua sensibilidade, A ÁGUA!

Hoje 22 de março dia mundial da água, a HABITAT vem brevemente falar da importância da água para cidade de Caldas Novas.

Para facilitar a análise utilizaremos a figura em corte:

1️⃣ A água que cai no topo do Parque Estadual Serra de Caldas, infiltra no solo em sentido do aquífero termal.
2️⃣ O rodapé da Serra também auxilia a infiltração da água até o aquífero termal.
3️⃣ A cidade é abastecida com água potável advinda do rio Pirapitinga. Realiza captação de água termal através de poços profundos que abastecem, hotéis, clubes e parques aquáticos.
4️⃣ A água que infiltra no Parque Estadual Serra de Caldas, continua sua descida em direção aos Aquíferos Termal Araxá e Paranoá. 
5️⃣ O Rodapé da Serra de Caldas abriga 11 nascentes que alimentam 03 microbacias de um total de 05 na cidade de Caldas Novas.
6️⃣ Após infiltrar nos aquíferos em profundidades de 300m a 1.000 m, a água recebe aquecimento (50 graus a 75 graus), e através de alta pressão inicia processo de subida à superfície do solo.
7️⃣ Constituída de 05 micro-bacias, 21 córregos e nascentes, recebem toda água que cai no perímetro urbano que vai ser desaguar no Lago Corumbá.
8️⃣ Construído para geração de energia elétrica por FURNAS, o Lago Corumbá se tornou uma importante alternativa de turismo através dos hotéis, clubes e parques aquáticos. Outra utilização importante é a pesca realizada por turistas e ribeirinhos.

Diante desta intrínseca relação de sub existência entre suas riquezas ambientais, fica fácil entender os motivos pelo qual podemos considera-la como uma cidade abençoada e tão desejada para visitação.

Parabéns Caldas Novas Pelo dia Mundial da Água.

Deoclecio Pereira Leite
Engenheiro Ambiental

Deixe um comentário